“Caminhos do Brasil Memória” já distribuiu seis mil passaportes

Desde o seu início, no mês passado, “Caminhos do Brasil Memória” já distribuiu cerca de seis mil passaportes aos cariocas e turistas que visitaram, aos sábados, domingos e feriados os 11 museus e  centros culturais do Centro Histórico Praça XV. Neste fim de semana, a atração no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, será a apresentação dos alunos de canto lírico do curso técnico da Escola de Música Villa-Lobos, que estreiam sábado novo horário na programação, agora às 13 horas.
A preparação vocal dos integrantes do coral é das professoras Hélida Lisboa e Suzana Santana. Com 28 anos de experiência em música, atuando como cantora desde a infância (gravou três discos gospel nos anos 90) e como professora desde 2002, Hélida é mestre em educação musical e bacharel em Canto Lírico. Já Suzana Santana é também professora e um dos destaques do Madrigal do Villa, grupo criado em 2017 para difundir repertório de cunho religioso/ritualístico de origens, estilos, compositores e arranjadores diversos.
“Caminhos do Brasil-Memória – Centro Histórico Praça XV”, lançado no dia 19 de outubro, é um projeto coordenado e realizado pela Diretoria de Cultura da Alerj e vem construir um olhar sobre os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV e adjacências, numa confluência de interesses em comum que reúne ao Palácio Tiradentes, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu da Justiça, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronática, o Centro Cultural dos Correios, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil, a Irmandade Santa Cruz dos Militares, o Museu Histórico Nacional e o Museu da Imagem e do Som.
Em parceria com a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado, questões relacionadas à segurança, acessibilidade e mobilidade estão sendo trabalhadas com vistas a proporcionar benefícios ao cidadão fluminense e aos turistas. O projeto recebeu apoio da Comlurb, CET-Rio, RioLuz, Guarda Municipal, Centro Presente. e Superintendência do Centro da Prefeitura, entre outros. No início de novembro, a PM abraçou o projeto, e deu início a um projeto especial de patrulhamento da área compreendida pelos 11 museus e centros culturais que fazem parte do percurso. Mais de 20 policiais do 5º BPM passaram a ficar de prontidão em cinco pontos estratatégicos entre os equipamentos culturais, reforçando o efetivo do Centro Presente e da Guarda Municipal.
Já passaram pelas escadarias e pelo Saguão Getúlio Vargas grupos como Doces Bardos, que apresenta esquetes teatrais inspirados no álbum “Clube da Esquina 2”; integrantes do coro da Escola de Música Villa-Lobos com o espetáculo Bitucanto, em homenagem a Milton Nascimento; o grupo de chorinho Chorando Baixinho; e a Bateria Feminina Fina Batucada, que arrastou os visitantes em um cortejo que sacudiu a Praça XV.
Um dos destaques do projeto é o passaporte que garante gratuidade em todos os museus do Centro Histórico Praça XV. Com o passaporte, os visitantes têm desconto de 45% no Edifício Garagem Menezes Cortes aos fins de semana. Após cada visita, deverão requisitar o carimbo em todas as instituições culturais. Uma vez que todos os espaços estejam visitados, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência marinheira no Navio-Museu Bauru; no Submarino-Museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; o Helicóptero Rei dos Mares e no Carro de Combate Cascavel, atrações no Espaço Cultural da Marinha. E também será contemplado com 50% de desconto no AquaRio.
“Caminhos do Brasil Memória”

Apresentação dos alunos de Canto Lírico da Escola de Música Villa-Lobos

Sábado, 30/11, às 13h