COMEÇAM AS OBRAS DA CASA DE MEMÓRIA JOÃO CÂNDIDO

CASA JOAO CANDIDO 2022-05-11-at-16.50.59-1140x855
Descerramento da placa da casa do marinheiro João Cândido

*Por Imprensa SJM

A prefeitura de São João de Meriti, na Baixada fluminense, anunciou nesta semana (11/05) o início das obras da Casa de Memória Marinheiro João Cândido. O equipamento cultural será construído no terreno em frente ao posto de saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti. O projeto da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – Funarj tem a participação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ

Em sua fala, o prefeito Dr. João reforçou a importância de preservar a memória do marinheiro: “Manhã de uma conquista importante para a história cultural da nossa cidade. Junto com o deputado estadual Valdecy da Saúde, a secretária de Cultura Roberta Queiroz e o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelo Rosa, demos início aos trabalhos para a construção da Casa de Memória Marinheiro João Cândido, importante representante da luta do movimento negro”.

Já o deputado estadual Valdecy da Saúde discursou: “Hoje estamos vivendo um momento ímpar na história da política. Inaugurar um espaço como esse é de suma importância para a historia do município e, eu, como apoiador da cultura, não poderia deixar de abraçar essa causa juntamente com o prefeito Dr. João”.

A casa será um espaço que terá cursos, diversas atividades e vai guardar o acervo de um grande representante do movimento negro, herói municipal e estadual, reconhecido líder da Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha em 1910.

Participaram do encontro o diretor cultural da ALERJ, Nelson Freitas, representando o presidente da casa legislativa André Ceciliano; José Roberto Gifford, presidente da Funarj; Alex Castellar, assessor especial do governador, veio representando-o; Sr. Candinho, filho do marinheiro João Candido; Mirian Rodrigues, subsecretária municipal de Turismo e o Frei Tatá, superintendente municipal de Igualdade Racial.

Endereço: Rua Pastor Joaquim Rosa, pertinho do posto de Saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti.