ALERJ PROMOVE SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL

100 anos radio Screenshot_20220912_115625

Em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil,  a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) vai promover um seminário nos dias 14, 15 e 16 de setembro para debater sobre temas como dramaturgia, radiojornalismo e música nos 200 anos da Independência do Brasil.  Serão três dias focados em discutir diferentes pautas que foram marcantes ao longo da evolução da radiodifusão no país. O último dia do evento será marcado pela apresentação musical “Nossas canções cruzando o espaço azul”, com a cantora Mariana Baltar.

No Brasil, o rádio chegou, oficialmente, com a comemoração do centenário da Independência. Mas vale lembrar que a primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, responsável por viabilizar a primeira transmissão, em 1922, e considerado o pai da radiodifusão no país.

Programação 

  • 14 de setembro – 17h às 19h

MESA 1 – Eixo Temático: Dramaturgia. “Terror, amor e humor”. A raiodramaturgia nos cem anos de rádio no Brasil

 Palestrantes: Marília G. Martins. Atriz e radioatriz. Foi diretora do Núcleo de radiodramaturgia da Rádio MEC

Roberto Salvador: Professor da Uerj, lecionou rádio e televisão em diversas faculdades de comunicação do Rio de Janeiro. Trabalhou na Rádio Nacional no rádio teatro e no radiojornalismo

Mediação: Adriana Ribeiro. Coordenadora de Conteúdo Educativo Rádio MEC

  • 15 de setembro – 17h às 19h

MESA 2 – Eixo Temático: Jornalismo. “Testemunha ocular da história”.  O radiojornalismo nos 100 anos de rádio no Brasil

 Palestrantes: João Batista de Abreu. Professor e pesquisador da UFF, com atuação nas áreas de linguagem jornalística, história da mídia, políticas de comunicação, jornalismo esportivo e linguagem radiofônica.

Anderson Baltar. Âncora e coordenador de jornalismo da Rádio Arquibancada e pesquisador do PPG em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Mediação: Luiz Guimarães de Castro. Produtor do Evento

  • 17 de setembro – 17h às 18:40h

MESA 3 – Eixo Temático: Música

“Nossas canções cruzando espaço azul”. A identidade nacional pela música nos 100 anos de rádio no Brasil

Palestrantes:

Adelzon Alves – Radialista e produtor musical, com mais de 50 anos de experiência no rádio brasileiro

Osmar Frazão – Ator, radialista, pesquisador e contador de histórias sobre a música popular brasileira e seus personagens, com atuação em diversas emissoras de rádio

Rubem Confete – Jornalista , compositor, radialista e Griot, porta voz da cultura afrobrasileira no rádio

Mediação: Lena Benzecry – Jornalista, designer e autora do livro “O samba do rádio – do Rio para o Brasil” (Ed. Appris, 2017).

  • 18:40h às 19:20h

Pockte show “Nossas canções cruzando o espaço azul”.  A identidade nacional pela música nos 100 anos de rádio no Brasil. Mariana Baltar (voz), Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Josimar Carneiro (violão)

Local: Auditório da ALERJ na Rua da Ajuda, 5, 21o andar – Centro

Informação: 21 2588 1251

 

Por Symone Munay

Leave Comment