Artistas participam do projeto Música para Nossa Memória da Alerj

reuniaoToniGarrido

 

“Vamos produzir um espetáculo que fará parte das atividades permanentes do Palácio Tiradentes”. A afirmação é do Subdiretor de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Nelson Freitas, durante a primeira reunião de trabalho (24/04) com atores e músicos que participarão do projeto “Música para Nossa Memória – Modinha do Império”, que acontecerá às segundas-feiras de junho a agosto na Alerj.

Com letras assinadas pelos poetas que integraram o movimento da Inconfidência Mineira, o espetáculo vai contar com o ator e cantor Toni Garrido e a harpista Cristina Braga, com direção musical de José Maria Braga e direção cênica do ator Amir Haddad, todos presentes neste primeiro encontro.

“Com as artes, ampliamos a construção do olhar, ampliamos o exercício da cidadania no espaço público Palácio Tiradentes com um tema – Justiça Social e Liberdade –  que nos remete à contemporaneidade”, destacou Freitas.

“Queremos resgatar textos e experiências do povo comum que viveu naquela época. Quem sabe, descobrir talvez, as relações dos inconfidentes com os escravos. Afinal, o movimento dos inconfidentes foi a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português. Porque não?!”, destacou o cantor Toni Garrido.

No musical ele interpretará canções que marcaram uma época da música brasileira, canções que deram origem aos diferentes ritmos, incluindo as Modinhas do Império que encantavam o público com textos de poetas que integraram o movimento social que ocorreu em Minas Gerais, no ano de 1789,  entre eles, Claudio Manoel da Costa, Thomas Antonio Gonzaga e Alvarenga Peixoto.

“Poemas e canções, ambos serão cuidadosamente alternados, de uma forma que possamos proporcionar ao público a História e arte com beleza e cronologia”, ressaltou Haddad, o diretor do espetáculo,

Segundo Freitas, o grupo vai trabalhar nos próximo dias na escolha do repertório, “ o que requer uma grande pesquisa, depois agendaremos novo encontro”, concluiu.

O projeto Música para Nossa Memória – Modinhas do Império foi criado para celebrar os 230 Anos da Inconfidência Mineira e visa proporcionar aos participantes, ao público em geral,  uma informação musical única e diferenciada, aliada ao entretenimento e conhecimento.

 

Por Symone Munay

Leave Comment