Caminhos do Brasil-Memória: O projeto que vai “desenhar” as novas cores e histórias do Rio de Janeiro

id visual      mapa com museus
A partir do dia 19 de outubro (sábado), às 10 horas, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai lançar o projeto Caminhos do Brasil-Memória – Centro Histórico Praça XV que, na oportunidade, será também lançado o Passaporte do projeto que dará gratuidade em todos os museus do Centro Histórico Praça XV, que participam do projeto. O “Caminhos do Brasil-Memória” é um circuito que reúne 11 museus e vai desenhar as novas cores e histórias do Rio de Janeiro.
O projeto Caminhos do Brasil-Memória, coordenado e realizado pela Subdiretoria-Geral de Cultura da Alerj, vem construir um olhar sobre os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV e adjacências, numa confluência de interesses em comum que reúne ao Palácio Tiradentes o Paço Imperial, Museu Naval, Museu da Justiça, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) , Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico Nacional (MHN).
Com o passaporte, os visitantes terão desconto de 50% no Edifício Garagem Menezes Cortes aos fins de semana. Após cada visita, deverão requisitar o carimbo em todas as instituições culturais. Uma vez que todos os espaços estejam visitados, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência marinheira no Navio-Museu Bauru; no Submarino-Museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; o Helicóptero Rei dos Mares e no Carro de Combate Cascavel, atrações no Espaço Cultural da Marinha. E também será contemplado com 50% de desconto no AquaRio.
O Presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), destaca a riqueza dos museus e centros culturais da região. “O Palácio Tiradentes está no centro de um importante circuito histórico e agora vai funcionar como um articulador de toda essa diversidade cultural, o que é uma vocação desse local, berço da democracia brasileira”, destacou.
O Subdiretor-geral de Cultura da Alerj, Nelson Freitas, acredita que o projeto vai ampliar o acesso do público a todos os museus envolvidos. “Essa ação, com certeza, vai contribuir diretamente para fortalecer a formação humana e o sentimento de pertencimento da população, além de influenciar, diretamente, na ampliação da geração de renda e postos de trabalho, gerando divisas para o desenvolvimento econômico da cidade e, por conseguinte, do Estado do Rio de Janeiro”, completou.
Em a parceria com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado, questões relacionadas à segurança, acessibilidade e mobilidade, por exemplo, estão sendo trabalhadas com vistas a proporcionar benefícios ao cidadão fluminense e aos turistas. O projeto recebeu apoio da Comlurb, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Rioluz, Guarda Municipal, Centro Presente, Polícia Militar e Superintendência do Centro da Prefeitura do Rio, dentre outros.

Onde: Escadaria do Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/nº – Centro

Quando: Dia 19 outubro

Hora: 10h – Abertura Oficial do Projeto Caminhos do Brasil-Memória

Exposição: Palácio Tiradentes Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro