DETALHES DE UM PALÁCIO: 100 anos da pedra fundamental

PEDRA FUNDAMENTAL Acervo MIS RJ

“Convido os senhores deputados a assistirem o lançamento da pedra fundamental dessa construção, segunda-feira,19 de junho de 1922, às 13 horas, no lugar indicado, ficando assim iniciada a grande obra, que dentro em breve será o confortável Palácio da Câmara dos Deputados”. Este foi o texto do convite da Mesa Diretora, da então Casa das leis, enviado às autoridades e, em especial, ao presidente do Brasil, Epitácio Pessoa (1919 e 1922) e o presidente da Câmara, deputado Arnolfo Rodrigues (1921 a 1926).

A pedra fundamental foi lançada assinalando o início da construção do prédio que viria a ser o Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). No interior do monumento, numa caixa de cobre, foram depositados a primeira via da ata da solenidade, algumas moedas correntes da época e vários jornais do dia.

A partir desta data a Ordem do Dia das sessões plenárias seguintes foram realizadas na Biblioteca Nacional, na Avenida Rio Branco, 219, no Centro, até a inauguração do palácio – em 06 de maio de 1926.

Leave Comment