Detalhes de um palácio: O primeiro capítulo da nossa história

primeiro capitulo de nossa história 2detalhe pero vaz de caminha

O primeiro capítulo da nossa história

Há quem passe pelo primeiro capítulo da história do Brasil quando acessa o corredor do segundo andar pela entrada principal do Palácio Tiradentes, e talvez não perceba! Medindo 2,20m de largura por 4m de altura, a tela do artista Aurélio de Figueiredo ostenta o título de “O Primeiro Capítulo da nossa História”.  A pintura que foi instalada ali no ano de 1925, ano que antecedeu a inauguração do palácio, retrata o momento em que o escrivão Pero Vaz de Caminha (1450-1500) lê a carta descritiva das terras descobertas para Pedro Álvares Cabral e para Frei Henrique, célebre por ter realizado a 1ª missa em território brasileiro.

Conhecida como o primeiro documento que oficializou a História do Brasil, depois do descobrimento das terras aqui encontradas, o texto de Caminha registrou as primeiras impressões do que aqui foi observado. A carta foi escrita entre os dias 26 de abril e 02 de maio, em Porto Seguro, na Bahia. Segundo historiadores, os dias de interrupção se deram pelo fato de o escrivão ter que prestar auxílio ao capitão-mor da embarcação – na organização dos últimos detalhes – para a partida de uma nova frota rumo às Índias.

Em 2003, a tela foi restaurada por uma equipe de técnicos da Escola Nacional de Belas Artes,  o que justifica seu bom estado de conservação.

 

por Symone Munay

Foto: Reprodução

Leave Comment