XI Rio Harp Festival

XI Rio Harp Festival

Festival internacional de harpas tem programação gratuita

 

Redação Veja Rio

 

Entre sexta (29) e 31 de maio, o Rio vai receber o XI RioHarpFestival, evento internacional de harpas, que está em sua décima-primeira edição. O evento gratuito terá mais de 120 apresentações, com mais de 100 músicos, 40 deles, internacionais. A abertura oficial será no dia 1º de maio no CCBB, com o duo holandês Jorgensen-Toward, em um espetáculo raro no Brasil.

 

Leia a matéria completa aqui.

Rio de Janeiro recebe mais uma edição do maior festival de harpas do mundo

 

sputnik Brasil

 

O maior festival de harpas do mundo, e que já faz parte do calendário cultural do Rio, começa nesta sexta-feira(29), às 18h, no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, com músicos franceses, que prometem além de boa música um espetáculo também visual, com projeções que convidam o público a dar um mergulho no fundo do mar da Martinica e Guadalupe, com peixes de diversos tamanhos e cores, que vão dançar ao som dos artistas.

Leia a matéria completa aqui.

About RIO – Rio Harp Festival – Música no Museu

 

About Rio

 

O Rio Harp Festival busca popularizar este instrumento musical, que é o mais antigo do mundo.

Entre 29/04 e 31 de maio, o Rio vai receber o XI RioHarpFestival, evento internacional de harpas, que está em sua décima-primeira edição.

O evento gratuito terá mais de 120 apresentações, com mais de 100 músicos, 40 deles, internacionais.

Música no museu

 

Sérgio da Costa e Silva

 

Música no Museu dá sequência às comemorações dos seus 19 anos levando música de qualidade a todos os cantos do mundo. Depois do sucesso em março, continuam as homenagens pelos 150 anos de nascimento do grande compositor francês Erik Satie, patrono do Grupo dos Seis, cuja produção original e inovadora, muito à frente de sua época, influenciou Debussy e Ravel. O repertório do concerto, sob direção artística da pianista Maria Helena de Andrade, abrangerá desde peças inspiradas na cultura grega, até as de caráter humorístico, passando pelas de inspiração clássica, religiosa, romântica e as escritas para café–concerto, num delicioso e alegre passeio musical. O grande músico Rildo Hora acompanha a sua filha Patricia no teatro SESI–Firjan e mais uma atração internacional, o pianista alemão Andreas Woyke no Palácio São Clemente. Destaque para o I SP Harp Festival no CCBB em São Paulo e o inicio do XI Rio Harp Festival no Rio de Janeiro que movimentará a cidade em maio. E, finalmente, apresenta a pianista Ana Brandão no Palácio Foz em Lisboa. Esperamos por vocês.

Leia a matéria completa aqui.

Agenda da semana: Joyce DiDonato e Requiem, de Giuseppe Verdi

 

Maria Luiza Nobre

 

Semana dourada, é um prazer ver o Rio de Janeiro, a eterna capital cultural do país, ter uma semana lotada de concertos e recitais, no centro, na zona sul, na Barra,enfim a cultura provando que os espaços podem ser todos aproveitados para a realização de diversos eventos,inclusive vários no mesmo dia,e o melhor com plateias lotadas,com um público realmente atento. Grande diva do canto em recital único, importante palco com seus corpos estáveis em pleno exercício de suas expressivas funções, música de cinema, quarteto de instrumento refinado e sensorial, recital em região de lindas praias,e o mais esperado dos festivais internacionais, enaltecendo o mais antigo instrumento do planeta. Muitos enigmas reconheço,mas é tão positivo poder dar notícias de muita música na cidade. Para poder relaxar, como sempre basta clicar na foto abaixo e o melhor da música clássica estará ajudando a fazer a melhor escolha. Boa semana!

Leia a matéria completa aqui.

RioHarpFestival promeve viagem ao mundo através da música

 

Renomados artistas participam das apresentações do festival.
Durante o mês de maio, os cariocas podem viajar pelo mundo através dos sons das harpas no Rio Harp Festival-Música, que acontece na cidade entre 29 de abril e 31 de maio. O evento faz parte do circuito mundial da harpa e conta com atrações de 22 países. As apresentações, que tem entrada Catraca Livre, acontecem em locais como o Forte Copacabana, Ilha Fiscal, CCBB, Palácio Tiradentes, Biblioteca Parque e Real Gabinete Português de Leitura.

Os renomados harpistas de edições anteriores estão de volta. Nomes como Les Alisées, da França, Athy, da Argentina, Carrol McLaughin,, dos Estados Unidos, Rita Costanzi, do Canadá, Tine Rehling,Mikkel Nordsoe, Ole Theil da Dinamarca, Maria Palatine da Bélgica e Manja Smits da Holanda estão de volta. Além de Benjamim Creighton, do Pais de Galles, que nos seus 13 anos de idade é a grande revelação da categoria no mundo e da japonesa, Inoue Kumiko, vice-presidente do Congresso Mundial de Harpas.
Renomados harpistas participam
Enquanto, o Duo Elena e Giani, Itália, Silke Aschorn, Alemanha e Caroline Liebe-Muller, França estão pela primeira vez na programação do evento. No programa também uma semana dedicado aos harpistas latino-americanos, como a Marcela Méndez da Argentina, José Enrique Corredor da Colômbia, Enrique Guzman do México, Gabriela Russo da Argentina, Rosalía Lopez, Paraguai e Alfonzo Fabian do Koricillo Peru.

Leia a matéria completa aqui.

RioHarpFestival 2016

 

Festival dedicado às harpas começa no Palácio TIradentes com apresentação do grupo francês Les Alizés. A abertura oficial, contudo, será apenas no domingo, quando os holandeses do Duo Jorgensen-De Leuw (foto) interpretam obras de Popoff e Ravel, no CCBB. Até o fim do mês de maio, dezenas de artistas da Áustria, dos EUA, do México, do Equador e da Argentina, entre outros países, prestam homenagem às diversas variedades do instrumento, como a clássica, a santoor (indiana) e a ngoni (africana).

Leia a matéria completa aqui.

Palácio Tiradentes: símbolo de arquitetura com economia

Lucas Gayoso

RIO HARP FESTIVAL

A programação dos 90 anos do Palácio Tiradentes começa hoje, às 18h, no plenário da Alerj, com o Rio Harp Festival, do projeto Música no Museu, com músicos franceses. Na segunda, às 18h, é a vez de músicos holandeses. Entrada gratuita.

Leia a matéria completa aqui.

Direto ao ponto

 

Por: Renato Reis

 

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio recebe, nesta sexta (29/04), a partir das 18 horas, o Festival Internacional de Harpas com a francesa Claire Le Fur e o quarteto Les Alizes.

Leave Comment