Exposição no Palácio Tiradentes homenageia Dante Alighieri

EXPO DANTE

Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, a Exposição Dante…Vale exalta “A Divina Comédia”, obra épica do Poeta Supremo, por meio da sátira dos mestres do carnaval de Viareggio

O poeta italiano Dante Alighieri ganha uma homenagem especial no Rio de Janeiro quando se completam 700 anos de sua morte. Trata-se da exposição “Dante…Vale”, que usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar “A Divina Comédia”, uma das obras literárias mais famosas do mundo.

Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, a mostra “Dante…Vale” irá ocupar por três meses o Salão Nobre do Palácio Tiradentes, ex-sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Ela será aberta ao público no dia 19 de outubro e ficará em cartaz até o dia 15 de janeiro do ano que vem.

A épica obra de Dante é retratada na exposição por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana com 148 anos de tradição da festa popular.

De forma satírica, as obras carnavalescas de Viareggio imprimem uma releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, purgatório e paraíso dantescos narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.

Pai da língua italiana

Dante Alighieri é reverenciado na Itália como o “Poeta Supremo” por causa da sua obra-prima, que contribuiu para o nascimento da língua italiana. A literatura medieval era escrita em latim, mas ele escolheu o dialeto toscano para redigir “A Divina Comédia”, lançando assim as bases do italiano moderno.

O sucesso da obra inspirou outros autores da Idade Média, como Petrarca e Boccaccio, a também utilizarem o dialeto toscano. Por conta disso, Dante é reconhecido como o pai da língua italiana.

A entidade criada para difundir a língua e a cultura italiana mundialmente foi batizada Sociedade Dante Alighieri. Atualmente, a Itália planeja instalar em Florença, cidade natal do poeta, o Museu da Língua Italiana.

“Exposição Dante…Vale”

Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro

Quando: 19/10 até 15/01/2022. De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados das 10h às 17h

Mais informações: www.dantevale.com.br