O público carioca e fluminense terá a oportunidade de visitar, no Museu da Imagem e do Som (MIS) da Lapa, a partir de 05 de novembro, a “Exposição Pixinguinha eterno, carinhoso mestre” e de conhecer um pouco mais sobre esse gênio da música brasileira chamado Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha.
A exposição será um convite para mergulhar no universo artístico e pessoal do excepcional compositor, instrumentista, maestro e arranjador, através de itens variados como fotografias, documentos pessoais entre certidões de nascimento e batismo, entre outras publicações biográficas. Na exposição o visitante poderá ouvir o depoimento de Pixinguinha, seus sucessos, e o Programa Frequência MIS, episódio dedicado ao músico que foi ao ar na Web Rádio MIS RJ.
O MIS é um dos 11 integrante do Projeto Caminhos do Brasil-Memória, coordenado pela Subdiretoria-Geral de Cultura da ALERJ, que vem estabelecer um olhar sobre os diferentes períodos históricos e equipamentos culturais da região da Praça XV, no Centro, a exemplo do Palácio Tiradentes.
Além do MIS mais 10 instituições se juntaram ao programa: o Paço Imperial, Museu Naval, Museu da Justiça, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu Histórico Nacional (MHN) e o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE).
Serviço:
O que: “Exposição Pixinguinha eterno, carinhoso mestre”
Onde: MIS Lapa – Rua Visconde de Maranguape n° 15, Lapa.
Quando: De 5 de novembro a 30 de dezembro de 2021. De terça a sexta, das 11 às 17h.
Entrada Gratuita
Por Symone Munay
Foto: Acervo MIS