Exposição “Pixinguinha eterno, carinhoso mestre” poderá ser vista no MIS

PIXINGUINHA Pixinguinha se apresenta no II Festival da Velha Guardamaio de 1955 (2)

O público carioca e fluminense terá a oportunidade de visitar, no Museu da Imagem e do Som (MIS) da Lapa, a partir de 05 de novembro, a “Exposição Pixinguinha eterno, carinhoso mestre” e de conhecer um pouco mais sobre esse gênio da música brasileira chamado Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha.

A exposição será um convite para mergulhar no universo artístico e pessoal do excepcional compositor, instrumentista, maestro e arranjador, através de itens variados como fotografias, documentos pessoais entre certidões de nascimento e batismo, entre outras publicações biográficas. Na exposição o visitante poderá ouvir o depoimento de Pixinguinha, seus sucessos,  e o Programa Frequência MIS, episódio dedicado ao músico que foi ao ar na Web Rádio MIS RJ.

O MIS é um dos 11 integrante do Projeto Caminhos do Brasil-Memória, coordenado pela Subdiretoria-Geral de Cultura da ALERJ, que vem estabelecer um olhar sobre os diferentes períodos históricos e equipamentos culturais da região da Praça XV, no Centro, a exemplo do Palácio Tiradentes.

Além do MIS mais 10 instituições se juntaram ao programa: o Paço Imperial, Museu Naval, Museu da Justiça, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares,  Museu Histórico Nacional (MHN) e o  Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE).

O que: “Exposição Pixinguinha eterno, carinhoso mestre”

Onde:  MIS Lapa – Rua Visconde de Maranguape n° 15, Lapa.

Quando: De 5 de novembro a 30 de dezembro de 2021. De terça a sexta, das 11 às 17h.

Entrada Gratuita

Por Symone Munay