EXPOSIÇÃO SOBRE ‘A DIVINA COMÉDIA’ É PRORROGADA NO PALÁCIO TIRADENTES

salão nobre foto symonemunay 20211123_120402

A “Exposição  Dante …Vale”, no Palácio Tiradentes, será prorrogada até 26 de fevereiro.  A mostra está em cartaz  desde 19 de outubro de 2021, no Salão Nobre da antiga sede da  Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), de segunda-feira ao sábado,  a partir das 10 horas.  “Dante…Vale” é uma iniciativa do Consulado-Geral da Itália no Rio com apoio da Subdiretoria-Geral de Cultura da ALERJ e usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio, cidade na região da Toscana,  para exaltar “A Divina Comédia”, uma das obras literárias mais famosas do mundo, de autoria do poeta italiano Dante Alighieri.

A obra do artista é retratada na exposição por 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio  onde a festa popular tem 148 anos de tradição. De forma satírica, as obras dos mestres carnavalescos imprimem uma releitura moderna, com apelo político e social –  do inferno, purgatório e paraíso dantescos narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.

DANTE 3 marca_site_topo_2Serviço:

O que: “Exposição Dante…Vale”

Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro. Tel:2588 1251.

Quando: Até 26/02/2022. De segunda a sábado das 10h às 17h.

O acesso para cadeirantes poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n, atrás do palácio. Entrada gratuita.

Mais sobre a exposição: www.dantevale.com.br

Por: Symone Munay|Foto