Exposição virtual celebra 95 anos de inauguração do Palácio Tiradentes

 

 

Exposição de fotografias nos 95 anos do Palácio Tiradentes
Exposição Meu Palácio Tiradentes reúne fotógrafos da Alerj  

Para celebrar os 95 anos de inauguração do Palácio Tiradentes, uma parceria entre as subdiretorias de Cultura e Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro apresenta a exposição virtual “Meu Palácio Tiradentes”. Programada inicialmente para ser exibida no Salão Nobre, ela precisou ser readaptada em respeito às normas sanitárias de distanciamento social. A mostra trás um olhar único e diferenciado de quatro fotógrafos que trabalham na Casa: Júlia Passos, Rafael Wallace, Thiago Lontra e Octacílio Barbosa. A apresentação completa está disponível em www.alerj.rj.gov.br

Quando foi inaugurado, em 6 de maio de 1926, o Palácio Tiradentes tinha uma importância muito maior do que ser a nova sede do Congresso Nacional. Ele buscava representar os melhores anseios da ainda jovem República Brasileira. Desde a sua localização, no mesmo lugar da antiga Casa de Câmara e Cadeia, sede da administração colonial portuguesa, até o nome e a localização exata da estátua de 4,5 metros do maior entre os mitos nacionais, tudo deveria sedimentar a opinião pública em torno dos avanços republicanos.

Por determinação da Mesa Diretora, todas as unidades da federação participaram da empreitada. Além das contribuições financeiras, vieram mobiliários de estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Grande do Norte, por exemplo contribuiu com 50 toneladas de gesso. E diversas inovações técnicas caracterizaram a obra, como o uso de argamassa com resistência equivalente a pedra e vergalhões de ferro usados pela primeira vez no país.

Sobre os fotógrafos que integram a exposição:

Thiago Lontra é fotógrafo profissional há mais de doze anos. Formado na UESA, sua experiância no fotojornalismo vem dos jornais cariocas O Globo e Extra, tendo passado também por diversos outros jornais. É natural de Nova Friburgo e desde 2015 trabalha na Comunicação Social da Alerj. @tlontra também presta serviços de fotografia nas áreas de ensaios e eventos

Rafael Wallace é formado em Filosofia e Arte e atua há mais de 15 anos como fotógrafo profissional. Tendo sua base no fotojornalismo, tem interesse especial na fotografia de arquitetura e retratos corporativos. É também fundador da @RWBfotos, empresa de fotografia e audiovisual.

Julia Passos é formada em Estudos de Mídia e atua como fotógrafa há 7 anos. Iniciou sua carreira na Alerj como estagiária e hoje integra a equipe de fotografia. @juliapassos é também aluna da Academia Internacional de Cinema (AIC) e trabalha com projetos ligados à imagem da memória negra no Estado.

Octacílio Barbosa tem formação publicitária, mas encontrou no fotojornalismo uma oportunidade de traduzir em imagens sua visão humanista e pessoal da realidade. Seu trabalho (@octawow) traduz uma leitura profunda do olhar de seus retratados.

Para maiores informações:

ASCOM/ALERJ  (21) 2588-1000

Leave Comment