Música no Museu homenageia Jacob do Bandolim

Jacob do Bandolim foi o grande homenageado em apresentação do projeto Música no Museu, nesta quinta-feira (13/10), no salão nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). As musicistas Daniela Spielmann (saxofone e flauta) e Sheila Zagury (piano) apresentaram clássicos da obra de Jacob, como Doce de Coco, Receita de Samba e Noites Cariocas. “É uma honra tocar nesse palácio histórico, a obra do Jacob do Bandolim também é histórica, e poder juntar as duas coisas é incrível. Hoje, apresentamos uma prévia do nosso projeto em homenagem ao centenário do Jacob, que vai ser lançado oficialmente no ano que vem”, disse Daniela. Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, completaria cem anos em fevereiro de 2018.

O concerto deu continuidade à agenda dos meses de setembro e outubro do Música no Museu, que homenageia imortais da música brasileira e gênios internacionais. “Mais uma vez, ressaltamos a importância da produção musical brasileira num cenário espetacular e de beleza histórica, que é o salão nobre da Alerj. Destaque memorável para a obra de Jacob do Bandolim, um dos imortais da música brasileira que transcendeu em muito os limites da Rádio Ipanema, onde começou em 1937”, disse o coordenador do projeto, Sérgio Costa e Silva.

Música de graça

O projeto Música no Museu foi criado em 1997 e completa, em 2017, 20 anos de concertos gratuitos em mais de 40 museus, centros culturais e igrejas pelo Rio de Janeiro. Com o objetivo de incentivar a renovação da música popular brasileira e democratizar o acesso à cultura, convida músicos de todas as idades e quebra barreiras entre a música clássica e outros gêneros. O projeto também acontece em outras cidades brasileiras e até mesmo fora do país. Na Alerj, é promovido em parceria com a Subdiretoria-geral de Cultura. O Música no Museu já conquistou vários prêmios e vai receber mais um em novembro: foi o único projeto brasileiro a ganhar o prêmio Cultura Viva. A entrega será em Madri, na Espanha.

Leave Comment