Palácio Tiradentes inaugura exposição “Dante…Vale”

Dante Salão Nobre pequena SITE 20211013_154555DANTE 3 marca_site_topo_2DAnte 2 JPassos IMG-20211014-SITE

O Palácio Tiradentes estará aberto ao público a partir de 19/10 (terça-feira), com a “Exposição Dante…Vale”, que usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar “A Divina Comédia”, uma das obras literárias mais famosas do mundo, de autoria do poeta italiano Dante Alighieri que  ganha esta homenagem especial no Rio de Janeiro quando se completam 700 anos de sua morte.

Organizada pelo Consulado-Geral da Itália no Rio com apoio da Subdiretoria de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ,  a mostra foi inaugurada, apenas para convidados, na quinta-feira, 14 de outubro, ocupando o Salão Nobre do Palácio Tiradentes. O governador do Rio, Cláudio Castro; o presidente do Parlamento fluminense, deputado André Ceciliano (PT); o cônsul-geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice (foto) e o subdiretor-geral de Cultura da ALERJ, Nelson Freitas participaram da cerimônia de abertura, entre outras autoridades.

“Dante nos inspira até hoje porque expôs os desafios da alma humana, na luta diária para vencer o inferno e alcançar o paraíso. É disso que trata a “A Divina Comédia”, que estamos reverenciando aqui, nos setecentos anos de morte deste poeta. Mesmo quem não teve a oportunidade de ler a “Divina Comédia” vai ter uma identificação imediata. Aliás, a obra-prima foi até enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro em 2017”, destacou Ceciliano.

Sobre  a exposição

A obra de Dante Alighieri é retratada na exposição por 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana, onde a festa popular tem 148 anos de tradição. De forma satírica, as obras carnavalescas italianas imprimem releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, do purgatório e do paraíso dantescos, narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.

A mostra somente estará disponível à visitação do público na terça-feira (19/10), a partir das 10 horas e ficará em cartaz até 15 de janeiro de 2022.

O que: Exposição “Dante…Vale”

Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro.  Acesso para cadeirantes pela Rua Março Dom Manuel, s/n, atrás do Palácio. Entrada Franca.

Quando: 19/10 até 15/01/2022. De segunda a sábado das 10h às 17h.   Tel: 2588 1251. Mais informações: www.dantevale.com.br

Fotos: Symone Munay e Julia Passos