Subdiretor de Cultura da Alerj recebe medalha Amigos da Marinha

Nelson Freitas 2020 ThiagoLontra-pequena

Por Gisele Araújo

O subdiretor-geral de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Nelson Freitas, foi condecorado com a medalha Amigo da Marinha. O reconhecimento foi concedido em cerimônia realizada, nesta quarta-feira (25/11), no Museu Naval do Rio. A homenagem é destinada a pessoas da sociedade civil, militares e instituições que têm contribuído no relacionamento com a instituição.

O Museu Naval fez parte do Projeto “Caminhos do Brasil – Memória – Centro Histórico Praça XV” coordenado e realizado pela Subdiretoria-Geral de Cultura da Alerj, com o objetivo divulgar as atrações históricas e culturais da região da Praça XV e adjacências.

“Fico extremamente feliz de ter sido homenageado como Amigo da Marinha, pois é o resultado de um trabalho de valorização, fortalecimento e fomento da memória histórica brasileira”, declarou Freitas.

Segundo o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o vice-almirante José Carlos Mathias, o Projeto Caminhos do Brasil contribui com o incremento de visitantes no Museu. “Foi muito bom participar de um projeto desse tipo, em que museus e organizações culturais se juntam para aumentar o público visitante e levar mais informação para a população. Esse programa aumentou nosso relacionamento com a Alerj na área cultural e isso trouxe benefícios para ambas as instituições, resultando no reconhecimento e entrega da medalha”, disse o vice-almirante Mathias.

O “Dia Nacional do Amigo da Marinha” é comemorado em 6 de novembro, data natalícia do ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, fundador da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), e responsável sua expansão para todo o País. Durante a solenidade, foram homenageados também a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e outras personalidades civis.

Foto: Ascom/Alerj

Leave Comment