A Casa de Leis completa 90 anos cheios de histórias.

A Casa de Leis completa 90 anos cheios de histórias.

Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes completa 90 anos em 6 de maio de 2016. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio, inspirado no Grand Palais de Paris, projetado pelos arquitetos Arquimedes Memória e Francisque Couchet, destaca-se por ser não apenas uma casa de leis, sua função primordial, mas, também, um polo irradiador de história, arte e arquitetura. “Localizado na Praça XV, espaço reconhecidamente histórico por representar o núcleo administrativo e político do Brasil colonial e monárquico, o Palácio Tiradentes protagonizou os principais fatos políticos do país. O seu legado é de lutas ao lado do povo em prol da soberania e democracia. Além de sediar o Legislativo fluminense, insere-se, através da sua arquitetura, no rico conjunto de patrimônios históricos do nosso estado”, ressalta o historiador e professor Gilberto Catão, que coordena a exposição permanente do Paláciio Tiradentes há 15 anos.

Marca 

Para celebrar a data, os Correios vão lançar um selo especial, que reproduz a marca criada especialmente para a ocasião. Também foram programados diversos eventos abertos ao público. Um deles é a encenação da peça Tiradentes, um Palácio de Histórias no plenário da Alerj, com apresentações nos dias 5, 6 e 7 de maio. O roteiro é do historiador Milton Teixeira. A peça conta, de forma bem-humorada e atual, parte da história política do país. A entrada é gratuita. Estão previstas ações como a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e de músicos internacionais, dentro do Rio Harp Festival, o maior festival de harpas do mundo. Um calhambeque vai rodar pelo Centro.

Museu vivo

Encravado no corredor cultural do Centro do Rio, repleto de obras de arte, o Palácio Tiradentes abriga um crescente número de eventos culturais gratuitos. Sua riqueza histórica e arquitetônica já atraiu mais de 500 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros, desde a inauguração de sua exposição permanente, em 2001. Em 2015, 46.247 pessoas percorreram os corredores do Palácio Tiradentes – um recorde.

Confira mais detalhes sobre os 90 anos do Palácio no Jornal da Alerj