24 DE JUNHO: Dia de João Cândido, o "Almirante Negro"

No dia 24 de junho se celebra a coragem e determinação de João Cândido Felisberto, o "Almirante Negro", nascido em 24 de junho de 1880, cujo nome está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro, criado pela pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em 2010, para homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado.

Militar da Marinha de Guerra do Brasil, conhecido como o "Almirante Negro",Joâo Cândico se torna uma figura emblemática por vários aspectos importantes. Mesmo depois do fim da escravidão no Brasil (1888), como um todo no país, havia na Marinha uma questão destacada por vários historiadores sobre "uma certa elitização". E foi o então "Almirante Negro" quem liderou uma revolta de marujos subalternos, a Revolta da Chibata: uma rebelião que aconteceu contra os maus-tratos sofridos pelos marinheiros brasileiros que aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910, contra o uso da chibata como castigo militar, num contingente de 90% de pretos.

Uma estátua em sua homenagem foi revitalizada pela prefeitura do Rio em 2022, e está posicionada na Praça XV, atrás da estação do VLT, de frente para o mar.

Em 2024,a prefeitura de São João de Meriti, na Baixada fluminense, inaugura o Museu Marinheiro João Cândido. Pois depois de ser expulso da Marinha, ele foi morar, no ano de 1930, naquele municíipio, onde viveu até sua morte , em 06 de dezembro de 1969. O museu fica na Rua das Acácias, s/n – alto do Morro do Embaixador, na Vila São José.

Por Symone Munay

Imagens: Reprodução internet