A ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comemorado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher tem suas origens em movimentos trabalhistas do final do século XIX e início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos quando mulheres protestavam, pela primeira vez, por melhores condições de trabalho, salários justos e direitos civis. A foto acima retrata a primeira manifestação de trabalhadoras do setor têxtil no dia 08 de março de 1857, nos EUA, onde 15 mil mulheres foram à região da Union Square para reivindicar além de melhores salários, o fim do trabalho infantil e o voto feminino.

Em 28 de fevereiro de 1909, o Partido Socialista da América dedicou a data em homenagem à greve das trabalhadoras do setor de vestuário, no ano anterior, em Nova York, onde as mulheres protestaram contra as duras condições de trabalho.

Entretanto, uma tragédia marcaria toda a história e a origem da celebração do Dia Internacional da Mulher: o incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, no dia 25 de março de 1911, em Nova Iorque. A fábrica de tecidos ficava no oitavo andar do edifício Arsch, em Greenwich Village, Manhattan, e mantinha suas portas de acessos às escadas trancadas para impedir pausas não autorizadas e possíveis furtos.

Considerando tais condições, centenas de pessoas nas ruas assistiam os funcionários pularem das janelas desesperados, enquanto se ouvia os gritos das mulheres presas no andar. No total, foram 146 mortos, 23 homens e 123 mulheres, em sua maioria imigrantes judeus e italianos, com idades em média entre 16 e 23 anos.

O incêndio se tornou não só um marco na cidade de Nova Iorque, que obrigou a todos os edifícios a se enquadrar em novas normas de segurança. Se tornou um símbolo de luta para os sindicatos de mulheres, não só dos Estados Unidos, como no mundo.

Por conta dos ocorridos, acabou por se decidir que 8 de março seria a data oficial, tanto em memória dos movimentos grevistas do passado, quanto em respeito as jovens mortas no incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist (também no mês de março). Em 1975, o Dia Internacional das Mulheres foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.

Por Symone Munay

Pesquisa: unesco.org

Foto: Reprodução Internet