
A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS)apresenta a exposição “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, uma celebração ao centenário da maior autora brasileira de novelas. O público poderá conferir a mostra que reúne itens raros de acervo familiar, fotos, vídeos, sinopses originais e troféus, de segunda a sexta, na sede Lapa.
'"A fundação homenageia Janete Clair no ano do seu centenário, autora de sucessos inesquecíveis, como “Irmãos Coragem” e “Pecado Capital”, e tantas outras novelas que marcaram época! Tenho certeza que os fãs vão curtir cada peça e mergulhar nesse universo mágico que só Janete Clair foi capaz de criar ao longo de muitos anos. Ela dedicou sua vida, com criatividade e muito talento, à teledramaturgia brasileira”, disse o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro.
Em uma das plotagens que celebra a trajetória de Janete Clair, seu filho, Alfredo Dias Gomes, destacou – “Que esta exposição sirva não apenas para celebrar o passado, mas também para inspirar futuras gerações de contadores de histórias”. A curadoria da exposição foi assinada por Alfredo, Renata Dias Gomes e Leila Sarmento, e conta com sinopses antológicas e roteiros originais; trechos de suas novelas; matérias de revistas; gravações familiares em Super 8, mostrando momentos com o marido Dias Gomes e os filhos; além de vídeos atuais, com depoimentos dados por diretores, atores e diretores exclusivamente para a mostra; bem como trechos das icônicas novelas “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Pecado Capital” e “O Astro”.
O seu depoimento para a posteridade foi gravado no MIS em 27 de junho de 1978, e contou com a participação do seu marido, Dias Gomes, além de Fábio Sabag, Guta Mattos, José Carlos Monteiro, Sarita Campos, Demerval Costa Lima, Celina Luz e Milton Ramos. São momentos únicos em que, cercada por grandes amigos que participaram da sua trajetória profissional e pessoal, Janete Clair deixou para as futuras gerações, o registro da sua paixão pela escrita.
Serviço:
Exposição: “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”
Local: Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Sede Lapa (Mezanino), Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Centro
Data: Em cartaz até 28 de dezembro de 2025
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h.
Entrada Franca
Contato FMIS RJ: ascom@mis.rj.gov.br