*DETALHES DE UM PALÁCIO: Independência e República

As duas grandes esculturas que ornamentam as laterais no alto do Palácio Tiradentes  – cada um pesando 42 toneladas de concreto –  representam a “Independência” e a “República”. Mesclando vários personagens históricos, as obras, produzidas entre 1922 e 1926  são assinadas pelos artistas Hildegardo Leão Veloso, Modestino Kanto e Armando Magalhães Correa.

À esquerda do palácio na obra “Independência” aparece montado a cavalo e coroado de louros, o imperador Brasil Pedro I que ergue o cetro imperial e saúda a Nação. A seu lado estão o patrono da Independência, José Bonifácio. Completam a cena as Forças Cívica e Militar, a Resistência e o Patriotismo.

Vista à direita, acima, a “República” traz, ao centro, trajado em indumentária grega e montado a cavalo, o Marechal Deodoro da Fonseca com coroa de louros na cabeça e espada empunhada para o alto. Junto ao cavalo notam-se, de um lado, o ministro Benjamin Constant e, de outro, a “alegoria da República” traz na mão direita erguida a tocha da liberdade. Junto ao corpo, na mão esquerda, o clássico fasces (ou feixe de varas) herdado da antiguidade romana, símbolo associado ao poder e à autoridade.

Por Symone Munay

Foto: Comunicação/Alerj