LANÇAMENTO DO LIVRO “PALÁCIO TIRADENTES ARTE E POLÍTICA NO BRASIL REPUBLICANO” SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA

O livro “Palácio Tiradentes arte e política no Brasil republicano”, do historiador Douglas Liborio será lançado nesta quinta-feira, dia 22, às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, na Praça XV, Centro. O livro aborda a história política da Primeira República brasileira (1889-1930) a partir da história do Palácio Tiradentes, edifício construído para ser a sede da Câmara dos Deputados,inaugurado em 1926, no tempo em que a cidade do Rio de Janeiro ainda era a capital do país.

 A obra traz curiosidades e novos olhares sobre o período histórico e evidencia como o Palácio Tiradentes foi construído como monumento dos 100 Anos do poder legislativo no Brasil (1826-1926) como ato de afirmação do protagonismo do parlamento na conjuntura de crise da república de 1920.

 “É uma honra poder publicar este livro no ano em que celebramos o bicentenário da criação do Parlamento no Brasil, por conta da outorga da Constituição de 1824. Em si, este livro é feito sobre três pilares: a trajetória do Legislativo brasileiro; a transformação da arquitetura carioca na década de 1920; e as múltiplas histórias que transformaram o Palácio Tiradentes no principal espaço da cidadania fluminense. Pensar este Palácio é pensar a vida urbana carioca, das manifestações na escadaria ao Carnaval”, destacou o escritor.

 “Esse estudo apresenta mais um capítulo da história do Palácio Tiradentes. A importância cultural e política e a história do país, sem dúvida é mais uma vez evidenciada nesta publicação. É uma honra realizar este lançamento aqui, na Casa do Povo”, celebra a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo.

 

Sobre o autor

Douglas Liborio se formou em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é mestre e doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor credenciado e coordenador do Núcleo de Pesquisas da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ), além de integrar o corpo docente na Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Se dedica a estudar a presença da Antiguidade greco-romana nos edifícios de poder do eixo Rio-São Paulo do início da República. É membro do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da UFF e do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM) da UFRJ.

Serviço

Lançamento do livro “Palácio Tiradentes arte e política no Brasil republicano”- Douglas Liborio.

Salão Nobre – Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março s/n - Praça XV.

Data: 22 de agosto. Horário: 18h.

Acesso para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n – atrás do palácio.

Foto: Symone Munay