MOSTRA DO ARQUIVO RELEMBRA CONSTRUÇÃO DO PALÁCIO TIRADENTES, ANTIGA SEDE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A mostra “Palácio Tiradentes: Um Monumento ao Poder Legislativo (1826-1926)” será inaugurada na próxima segunda-feira (30), e ficará aberta ao público até 8 de agosto, no hall de entrada do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A exposição apresenta documentos, imagens e registros do acervo do Arquivo Histórico da Câmara que resgatam a história da construção do palácio, inaugurado como sede da Câmara em 1926, durante as comemorações do centenário da instituição.

A iniciativa lembra os desafios enfrentados pela Câmara para conquistar uma sede definitiva. Até então, a Casa funcionava em espaços adaptados, como o Palácio Monroe. Com a proximidade das celebrações dos 100 anos da Independência e do próprio Parlamento, foi viabilizado um acordo entre o governo federal, a Prefeitura do Distrito Federal e a Câmara para a construção de um novo prédio.

O terreno escolhido, no centro do Rio de Janeiro, havia abrigado antigas instituições ligadas à história legislativa nacional, como a Casa de Câmara e Cadeia do Município, no período colonial; a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823; e a própria Câmara, entre 1826 e 1914. O projeto, assinado pelo arquiteto Archimedes Memoria, adotou traços ecléticos com elementos neoclássicos, refletindo o ideal de progresso e unidade federativa. Todos os materiais utilizados na obra foram nacionais, com contribuições dos estados e do Distrito Federal.

A cerimônia de inauguração foi realizada em 6 de maio de 1926, com a presença de autoridades e parlamentares. Em 1960, com a mudança da capital federal, a Câmara foi transferida para Brasília, e o prédio no Rio de Janeiro foi cedido à Assembleia Legislativa do Estado em 1975.

Cápsula do tempo
Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Palácio Tiradentes, em 19 de junho de 1922, uma cápsula do tempo foi depositada na base do edifício. Dentro de uma caixa de cobre, foram colocados jornais da época, moedas em circulação e o original da ata da solenidade — documentos que eternizavam o momento e simbolizavam o compromisso da Câmara dos Deputados com a memória e o futuro da instituição.

Mais de um século depois, esse conjunto histórico ressurge como destaque da mostra. A cápsula e a ata original preservadas pelo Arquivo Histórico da Câmara estarão expostas ao público nos dias 10 e 17 de julho, oferecendo uma rara oportunidade de contato direto com vestígios autênticos da trajetória do Parlamento brasileiro.

Serviço:
Mostra “Palácio Tiradentes: Um Monumento ao Poder Legislativo (1826-1926)”
Data:
 30 de junho a 8 de agosto
Horário: 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
Local: Hall de entrada do Centro de Documentação e Informação (Cedi), no Anexo II da Câmara dos Deputados

Imagens: Acervo Palácio Tiradentes/MIS RJ

https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa