Visita Guiada

Agende uma Visita

O agendamento para grupos acima de 10 (dez) pessoas poderá ser feito através do endereço: cultura@alerj.rj.gov.br.

ATENÇÃO

Em virtude da agenda oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e de seus parlamentares a visitação ao palácio poderá ser cancelada.

Para maiores informações ligar (21) 2588-1251

Funcionamento do Palácio Tiradentes

De Segunda à Sexta-feira, das 10h às 17h.
Tel: (21) 2588-1251

Rua Primeiro de Março, s/nº. Praça XV. Centro – RJ

O acesso para cadeirantes é pela Rua Dom Manuel, s/nº, atrás do palácio.

ENTRADA FRANCA

PALÁCIO TIRADENTES

Lugar de memória do parlamento brasileiro.

Visitar os corredores do Palácio Tiradentes é fazer um passeio pela tradição parlamentar brasileira. Graças ao projeto da Visita Guiada, o público pode acompanhar passo a passo todos os acontecimentos importantes que marcaram a existência da edificação inaugurada em 06 de maio de 1926. O visitante vai descobrir que não está apenas caminhando por um respeitável marco arquitetônico da “Belle Époque” carioca, mas também pelo mais importante referencial da democracia brasileira.

A cada passo, o tour pela história prossegue, conduzindo o público até a abertura da Assembleia Geral Legislativa do Império, em 1826, quando o edifício colonial onde funcionava a cadeia pública, mais tarde denominada de “Cadeia Velha”, foi escolhido para ser a sede da Câmara dos Deputados. Porém, o tempo parece avançar pelos longos corredores em piso mosaico francês sob as narrações dos guias até a Proclamação da República (15Nov1889), e a instalação da nova Câmara dos Deputados, agora republicana, no prédio da velha cadeia.

O ano de 1922 é marcado pela demolição da Cadeia Velha, e ao visitante é apresentada a maquete da suntuosa nova sede da Câmara dos Deputados: o Palácio Tiradentes, inaugurado em noite de gala no dia 06 de maio de 1926, cuja solenidade foi prestigiada com a visita das personalidades mais ilustres do país.

A história do Palácio Tiradentes vai se revelando em detalhes aos olhos do público atento a narrativa sobre o ano de 1934, onde o lugar que reafirma a sua tradição democrática, abriga a Assembleia Nacional Constituinte.

O público é levado a assistir a democracia sofrer um terrível golpe, em 1937, com o fechamento do Palácio Tiradentes e da Câmara dos Deputados durante a ditadura do presidente Getúlio Vargas.

Seguindo a história, passando pelo plenário Barbosa Lima Sobrinho, pela Sala do Café e o Salão Nobre, entre outras dependências, é possível rememorar o fim da tirania Vargas e o retorno triunfal da soberania popular, com a instalação da Constituinte de 1946. A partir desse ponto, o Palácio Tiradentes passa a ser a sede da Câmara dos Deputados, condição que mantém até a capital do país se mudar para Brasília (21Abr1960).

O guia conduz o visitante até o surgimento do novo Estado do Rio de Janeiro, em 1975, com a fusão do estado da Guanabara, quando finalmente o Palácio Tiradentes se transforma na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Casa das leis e da cidadania do povo Fluminense, até que em 21 de Julho de 2021, os parlamentarem se mudam para o prédio do extinto Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), na Rua da Ajuda, nº 5, no Centro.

Endereço

Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Rio de Janeiro
Informações e visitas em grupo: (21) 2588-1251

Horários

Segunda-feira a Sexta-feira: das 10h às 17h.