Créditos: Symone Munay e Heloisa Santos (pesquisa) Fotos: Acervo Comunicação/Alerj e Diretoria de Cultura

A estátua de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes está na entrada do palácio que leva o seu nome. Foi esculpida em bronze por Francisco de Andrade (1893-1953) e tem 4,5 metros de altura. A peça deveria representar o alferes mineiro no momento, em que, vestido com a túnica dos condenados foi conduzido à forca (21 de abril de 1792), no Largo da Lampadosa, atual Praça Tiradentes. O local escolhido para a fixação é o mesmo ponto onde se localizava a cela em que Tiradentes esteve confinado, quando a edificação era uma cadeia.

O busto de Tiradentes é de autoria de escultor Décio Villares (1851-1931). A peça está localizado no segundo andar do Palácio - hall principal.

Busto em bronze de Arnolfo de Azevedo (1868-1942), presidente da Câmara de Deputados entre 1921 a 1926. Autoria desconhecida. Está localizado no corredor à esq. De quem entra, 3º andar.

Busto em bronze de Rui Barbosa (1849-1923). Político e jurista brasileiro. Abolicionista, jornalista e estudioso da língua portuguesa. Foi um dos fundadores e presidentes da Academia Brasileira de Letras (ABL). Localizada no corredor do 3º andar.

Busto em bronze de Getúlio Vargas (1882-1954). Foi o presidente do Brasil de 1930 até 1945, durante a Era Vargas, e, posteriormente, de 1951 até o seu suicídio em 1954. Localizada no hall principal ao lado à sala da presidência da Casa legislativa.

Estatueta de uma mulher em ferro fundido segurando um bastão na mão direita. Autor: Hyppolite-François Moureau. Localizada na entrada do Salão Nobre no 3º andar.
