Homenagem a Carlos Gardel (TANGO)

DIA INTERNACIONAL DO TANGO É COMEMORADO NA ALERJOs ares românticos dos subúrbios de Buenos Aires tomaram a entrada do Palácio Tiradentes nesta sexta­feira (11/12). O Dia Internacional do Tango foi celebrado na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com umahomenagem ao maior baluarte do ritmo argentino:Carlos Gardel. A data comemora o aniversário de 125 anos do cantor e compositor que tornou o tango um dos principais símbolos da Argentina.As comemorações foram marcadas por uma apresentação de dança e poesia e a exposição de pinturas. O espetáculo foi organizado pelo presidente da Academia Nacional de Tango do Brasil, Jorge Paulo Mesquita, que também mostrou sua habilidade com o ritmo portenho ao dançar com a bailarina do Theatro Municipal, Aracy Burger. "Não medimos esforços para disseminar o tango pelos quatro cantos do mundo. Já somos uma prova da consolidação do gênero no nosso país", disse o dançarino.Jorge Paulo acredita que, apesar de o samba ser o gênero musical mais associado à imagem do Brasil, o tango também faz parte da cultura brasileira: “O samba teve uma repercussão muito maior, naturalmente pelas nossas origens africanas, mas o tango está em nossas raízes também”. O envolvimento com o tango está na árvore genealógica de Jorge Paulo, já que seu bisavô Henrique Alves de Mesquita escreveu o primeiro tango do Brasil – “Olhos matadores”, em 1871. “Você nota que há toda uma tradição”, ressaltou.No repertório do show, foram cantados clássicos como “Una emoción” (Raúl Berón e Lucio Demare) e “El último tango” (Héctor Stamponi e Cátulo Castillo). A apresentação contou com a participação da atriz Sandra Serrado, cantando o tango “Malena”, de Lucio Demare e Homero Manzi.Ao final do espetáculo, Jorge Paulo Mesquita conferiu a medalha e o diploma de mérito Carlos Gardel ao representante do presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), que não pode comparecer ao evento, e ao jornalista Lóris Baena Cunha, um dos mais importantes historiadores de esporte do país e amante de tango desde a adolescência. O jornalista é conhecido por entrevistar o paulista Charles Miller, o esportista que trouxe o futebol para o Brasil em 1895: “Quando eu trabalhava em São Paulo, tinha 24 anos de idade, e ele tinha 74 anos. Foi uma das maiores glórias da minha vida”.Sobre GardelCarlos Gardel nasceu Charles Romuald Gardés no dia 11 de dezembro de 1890, em Toulouse, França, e se tornou o mais famoso cantor de tango da história da Argentina, para onde se mudou aos dois anos de idade. Em sua trajetória, sempre estiveram presentes a música e o cinema.Gardel fez com que as classes altas começassem a dançar o tango, gênero que nasceu, no final do século XIX, de uma mistura de vários ritmos tocados nos cafés e bordéis de Buenos Aires. Por causa dele, o tango vive como um fenômeno de massas e como elemento de referência da alma portenha.

Confira a matéria na íntegra
ALERJ HOMENAGEIA CARLOS GARDEL COM ESPETÁCULO DE TANGOEm parceria com a Academia Nacional de Tango do Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageia Carlos Gardel por ocasião do 80o aniversário de sua morte. O espetáculo de tango, com dança, poesia e artes plásticas, será realizado nesta sexta­feira (11/12), às 18h, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes.Na ocasião, o público poderá desfrutar de uma exposição coletiva, cujas telas a óleo fazem alusão à dança argentina, e, também, poderão conferir a perfomance do dançarino Jorge Paulo Mesquita, com participação da atriz Sandra Serrado e do cantor Luiz Cesar."Queremos reunir, neste dia, escritores, poetas, pintores e dançarinos amantes do tango. A finalidade é divulgar e incentivar o conhecimento da dança em nosso país. Afinal, o tango é Patrimônio da Humanidade, pela Unesco", disse Mesquita, que há 50 anos preside a Academia Nacional de Tango do Brasil.Sobre GardelCarlos Gardel nasceu Charles Romuald Gardés no dia 11 de dezembro de 1890, em Toulouse, França, e se tornou o mais famoso cantor de tango da história da Argentina, para onde se mudou aos dois anos de idade. Em sua trajetória, sempre estiveram presentes a música e o cinema. Precursor do tango, Gardel popularizou a dança e a introduziu nas classes mais altas da sociedade argentina, divulgando­o no exterior.