
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza audiência pública nesta segunda-feira (16/06) para debater a valorização e a defesa das manifestações culturais, populares e periféricas, com o objetivo de garantir políticas públicas de proteção, respeito à diversidade e liberdade de expressão. A reunião acontece, às 17h, na Fundição Progresso.
Segundo a presidente do colegiado, deputada Verônica Lima (PT), a iniciativa parte do reconhecimento da potência, resistência e importância histórica das expressões culturais que emergem das periferias e comunidades populares do estado. “Vivemos numa sociedade marcada por desigualdades raciais, sociais e territoriais. E são justamente as manifestações culturais que nascem da periferia que têm sido constantemente silenciadas e criminalizadas. Quando defendemos o funk, o samba, o rap, as danças e as festas tradicionais, estamos defendendo o direito de existir, celebrar e ocupar os espaços com dignidade”, afirmou.
A audiência é uma iniciativa em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Reimont (PT), e contará com falas de lideranças e encaminhamentos para a elaboração de políticas públicas.
Por Comunicação/Alerj