Primeira deputada no plenário da Assembleia Constituinte - Palácio Tiradentes,1934
Na manhã de 10 de novembro de 1934, no plenário do Palácio Tiradentes, sob a presidência do ministro Hermenegildo de Barros, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, iniciava a entrega dos diplomas dos 254 deputados constituintes eleitos.
Entre eles uma única mulher, Carlota Pereira de Queiroz. A médica paulista, então com 42 anos de idade, entrava para a história política do país como a primeira deputada federal eleita na legenda da Chapa Única por São Paulo. "Representante feminina, única nesta Assembleia, sou, como todos que aqui se encontram, uma brasileira integrada no destino do seu país e identificada para sempre com os seus problemas", disse em seu primeiro discurso na Casa legislativa, onde integrou a Comissão de Saúde e Educação. Porém, sua fala na cerimônia de posse foi marcada pela preocupação com as diferenças. "Um povo que se divide em duas categorias de indivíduos, de um lado os homens e de outro as mulheres, será sempre um povo fraco", disse.
Carlota havia participado ativamente da Revolução Constitucionalista, movimento de contestação à Revolução de 1930, ocorrido em São Paulo em 1932, onde esteve à frente de 700 mulheres na assistência aos feridos.
Por Symone Munay
Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados