JOEL SANTANA VISITA EXPOSIÇÃO SOBRE O MARACANÃ E GRAVA PROGRAMA PARA TV ALERJ

Jornalista Paulo Victor (dir), Joel Santana, diretor-geral da Alerj, Marcos Brito e coordenador da Visita Guiada, Fernando Ebert

O ex-técnico de futebol Joel Santana, único treinador campeão pelos quatro principais clubes do Rio, visitou nesta terça-feira (07/10) o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para conferir a exposição que celebra os "75 anos do Maracanã: Um Senhor Estádio a Todo Vapor” que apresenta mais de 400 peças, entre elas itens raros e inéditos, como a bola da última partida do lendário Pelé pela seleção brasileira. Na ocasião, foi gravado o Programa Arena Esportiva que irá ao ar nesta terça, às 22 horas pela TV ALERJ e poderá ser assistido no canal aberto 10.2 UHF digital, canal 12 da NET ou pelo YouTube TVAlerjCanal.

Para Joel, relembrar a história do Maracanã é também reviver os melhores momentos da sua carreira. “A exposição está maravilhosa e estar presente aqui me reconectou com várias conquistas, como as vitórias de títulos. O próprio estádio também me consagrou como o maior vencedor do Maracanã, e eu sou profundamente ligado à sua memória e às transformações que ele viveu”, disse.

O diretor-geral da Alerj, Marcos Brito, reforçou a importância de visitas como a de Joel Santana no Palácio. “É emocionante recebê-lo em uma atividade que não é tipicamente legislativa e sim cultural. Assim, conseguimos despertar o interesse da população fluminense pela Casa como um espaço de convivência e conhecimento, que pode e deve ser visitado por todos”. Brito também enfatizou o papel do esporte na sociedade fluminense: “Nós, do Rio de Janeiro, vivemos o futebol integralmente, como algo que está envolvido no nosso mercado de trabalho e no desenvolvimento dos municípios, então é essencial que o Poder Legislativo também valorize essa relação”.

A exposição que celebra os 75 anos do Maracanã também foi visitada por outros nomes do esporte, como o ex-jogador Mauro Galvão, que vestiu a camisa de dois dos principais clubes do Rio (Botafogo e Vasco) e José Carlos Araújo, o Garotinho, locutor esportivo da Rádio Tupi. A exposição que fica aberta ao público até o dia 20 de outubro já recebeu cerca de 2500 visitantes desde sua inauguração (30/09).

De acordo com o coordenador da Visita Guiada no Palácio Tiradentes, Fernando Ebert, a popularidade da mostra também é refletida no público. “Todos, tanto fluminenses quanto pessoas de outros estados e países, se emocionam ao ver a história do futebol tão de perto”, destacou.

Entre os principais destaques da exposição, estão a cadeira perpétua (1950), a bola usada por Pelé em sua despedida da seleção brasileira (1971) e a camisa autografada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã.

A curadoria também retrata momentos marcantes, como a visita do Papa João Paulo II e o show de Frank Sinatra no icônico estádio. O público ainda pode reviver jogos e ídolos que fizeram história no futebol brasileiro e mundial, com peças de craques como Zico, Romário, Renato Gaúcho, Neymar, Maradona, entre outros.

Por Comunicação

Fotos: Alex Ramos