PALÁCIO TIRADENTES RECEBE EXPOSIÇÃO "80 ANOS DA UNIÃO DOS PROFESSORES PÚBLICOS"

A exposição comemorativa "UPPES 80 anos: história, memória e compromisso com a educação", chegou ao Palácio Tiradentes, sede histórica da ALERJ, nesta quarta-feira (05/11), onde encerra o ciclo de mostras que celebram a trajetória da entidade. Participaram da cerimonia de abertura o deputado Samuel Malafaia (PL) e o diretor da União dos professores oúblicos no Estado do Rio de Janeiro/Sindincato (UPPES), Raymundo Nery Stelling Júnior (foto). A visitação é gratuita e fica aberta ao público até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, na antiga Sala do Café.

História

Foi o término da II Guerra Mundial, com a derrota do nazifascismo e o desgaste político causado pela ditadura de Getúlio Vargas (1882-1954), que inspiraram. em 08 de setembro de 1945, a criação de uma associação de professores sob o nome de União dos Professores Estaduais (UPPE). No entanto, o seu registro sindical no Ministério do Trabalho, data de 1990.

Uma instituição que nasceu apartidária, quanto às ideologias políticas e às crenças religiosas,  busca prioritariamente debater a problemática da educação, tendo como base a valorização do magistério em termos de melhor capacitação do professor e salários dignos. São aspectos que se traduzem na defesa, proteção, representação e assistência à classe, visando, dentro dos princípios ideológicos abraçados.

Serviço:

O que: "UPPES 80 anos: história, memória e compromisso com a educação"

Onde: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV.

Quando: De segunda a sexta, das 10 às 17 horas. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº

Por Sympne Munay

Foto: Guilherme Luck