PALÁCIO TIRADENTES SEDIA SOLENIDADE PARA O REI DA NIGÉRIA E COMITIVA

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), através da deputada Renata Souza (PSOL), recebeu nesta quinta-feira (15/08) "Sua Majestade Real Timi De Ede", Rei do Reino de Ede Osun (Nigéria) e sua comitiva do governo do Estado de Osun.  O evento “Back to Home: De Volta pra Osun” celebrou o estreitamento dos laços entre o Brasil e o país africano.  A solenidade foi presidida pela parlamentar e organizada pela Instituição The African Pride. O encontro reforçou relações diplomáticas, fortaleceu laços culturais, políticos e econômicos entre as duas nações.

Durante a cerimônia, a deputada destacou a importância do evento para a conscientização da população sobre espaços políticos negros e religiões de matriz africana. “Os terreiros são lugares, historicamente, de resistência negra e luta contra todas as expressões do racismo. São espaços políticos negros de promoção à igualdade, saúde e garantia de direitos. Os povos e comunidades de terreiro são a expressão da continuidade africana viva e atuante no Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou a parlamentar que acompanhou a comitiva pelo breve tour ao palácio, incluindo o salão nobre (foto F.Herbert).

 A Co-fundadora do The African Pride, Carolina Omidele Morais, fez um convite ao público presente na cerimônia: “Pisar no continente africano é mais que necessário. Pisar na Nigéria é urgente. Existe um caminho que Brasil e Nigéria precisam trilhar. É preciso olhar para o passado para pavimentar caminhos para o futuro”, disse ela.

Na comitiva, realezas negras que, a todo tempo, homenagearam sua ancestralidade com cânticos e dança, e reforçaram que o Brasil possui a maior população negra fora da África, sendo o segundo país com maior população negra do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria. O evento também contou com a presença da Orquestra de Atabaques Alabê Funfun e de integrantes da Escola de Samba Unidos da Tijuca.

Por Giovanna Pampolini

Foto: Comunicação/Alerj